Para 12 pacientes Covid do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) provenientes de Manaus (AM), a segunda-feira (15/2) foi dia de arrumar as malas e planejar a volta para casa. O voo, que parte do aeroporto da cidade nesta quarta-feira, 17, levará 11 dos 15 pacientes que chegaram ao HRSM na noite de 2 de fevereiro, após uma viagem de quase oito horas de voo. Uma paciente recuperada teve alta ainda na segunda-feira (15/2) a pedido do marido, que veio de Manaus para buscá-la. Eles retornam no sábado para Manaus.
Do grupo que retorna junto na quarta-feira, o mais velho é o pastor João de Souza, 58 anos. Com o retorno desses 12 pacientes de Manaus, fecha em 33 o número de pacientes do Norte do país acolhidos e tratados no Rio Grande do Sul que já voltaram aos seus Estados de origem. No total, o RS recebeu, entre o final de janeiro e início de fevereiro, 50 pacientes – 18 de Porto Velho (Rondônia) e 32 de Manaus (Amazonas).
Além dos três pacientes que seguem internados no hospital em Santa Maria, os 14 que ainda não tiveram alta estão sendo tratados em hospitais de Porto Alegre e de Canoas. Dois deles, vindos de Manaus, já têm alta confirmada, mas aguardam a disponibilidade de um avião equipado com UTI para levá-los de volta. Eles irão precisar do suporte porque, apesar de já terem alta hospitalar, ainda não têm a alta clínica, ou seja, seguem o tratamento em casa. Como há risco de intercorrência respiratória por conta da pressurização durante o voo, há necessidade de uma aeronave equipada com UTI para o transporte.
Fonte: Secom