Associação comercial de Eldorado do sul

Pacientes de Manaus tratados em Santa Maria voltam para casa hoje

Para 12 pacientes Covid do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) provenientes de Manaus (AM), a segunda-feira (15/2) foi dia de arrumar as malas e planejar a volta para casa. O voo, que parte do aeroporto da cidade nesta quarta-feira, 17, levará 11 dos 15 pacientes que chegaram ao HRSM na noite de 2 de fevereiro, após uma viagem de quase oito horas de voo. Uma paciente recuperada teve alta ainda na segunda-feira (15/2) a pedido do marido, que veio de Manaus para buscá-la. Eles retornam no sábado para Manaus.

Do grupo que retorna junto na quarta-feira, o mais velho é o pastor João de Souza, 58 anos. Com o retorno desses 12 pacientes de Manaus, fecha em 33 o número de pacientes do Norte do país acolhidos e tratados no Rio Grande do Sul que já voltaram aos seus Estados de origem. No total, o RS recebeu, entre o final de janeiro e início de fevereiro, 50 pacientes – 18 de Porto Velho (Rondônia) e 32 de Manaus (Amazonas).

Além dos três pacientes que seguem internados no hospital em Santa Maria, os 14 que ainda não tiveram alta estão sendo tratados em hospitais de Porto Alegre e de Canoas. Dois deles, vindos de Manaus, já têm alta confirmada, mas aguardam a disponibilidade de um avião equipado com UTI para levá-los de volta. Eles irão precisar do suporte porque, apesar de já terem alta hospitalar, ainda não têm a alta clínica, ou seja, seguem o tratamento em casa. Como há risco de intercorrência respiratória por conta da pressurização durante o voo, há necessidade de uma aeronave equipada com UTI para o transporte.

Fonte: Secom

Posted in Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *